A revolução do diagnóstico molecular e o seu impacto nos cuidados personalizados

Técnico a usar luvas a tocar num suporte de testes PCR

O diagnóstico molecular não é uma tecnologia emergente, os primeiros testes foram desenvolvidos há algumas décadas. No entanto, a pandemia da COVID-19 acelerou a adoção estes termos, com expressões como «teste PCR» e «mRNA» tornando-se conhecidas em lares de todo o mundo. Com esta visibilidade acrescida, chegou o momento de capitalizar os investimentos efetuados nos últimos anos e rever os métodos de teste tradicionais.

Existem algumas áreas claras em que os testes convencionais são complicados e exigem muito de uma equipa qualificada, que não consegue expandir-se com rapidez suficiente para acompanhar o ritmo do aumento da carga de trabalho. Um exemplo disso é a vaginose bacteriana. O padrão de referência tradicional tem sido a coloração de Gram, que é depois avaliada de acordo com o sistema de pontuação de Nugent. Este é um processo trabalhoso que depende de um técnico experiente para formar um diagnóstico subjetivo.1 Nos últimos anos, temos observado os clientes a adotar testes moleculares para introduzir objetividade e, fundamentalmente, para manter ou aumentar o volume de trabalho, reduzindo simultaneamente a necessidade de tempo por parte da equipa.2

Uma das oportunidades mais promissoras com os testes moleculares é considerar a forma como podem ser aplicados à medicina personalizada – ou seja, como podem ir além do diagnóstico e avançar para o prognóstico, fornecendo informações cruciais para orientar o percurso clínico mais adequado a cada paciente. É também um ingrediente fundamental no desenvolvimento de terapias mais direcionadas, particularmente na oncologia.

2797

Hologic BV, Da Vincilaan 5, 1930 Zaventem, Belgium.

Número de Organismo Notificado sempre que aplicável

    1. Caza M, Charles M, Locher K, et al. Evaluation of the Aptima BV and CV/TV assays compared to conventional laboratory based testing methods for the diagnosis of vaginitis. Diagnostics Microbiology and Infectious Disease. 26 de abril de 2023;106(4):115953.doi: 10.1016/j.diagmicrobio.2023.115953.
    2. Spectra Diagnostic [Internet] En partenariat avec HOLOGIC, Cerballiance optimise l’activité technique et le rendu des résultats des prélèvements vaginaux [Citado em outubro de 2022]. Disponível em https://spectradiagnostic.com/wp-content/uploads/2022/09/sd022_HOLOGIC_Cerballiance.pdf.